5 Coisas Que Você Precisa Saber Sobre BSR na Amazon

O Best Sellers Rank da Amazon – também conhecido como BSR – é o que guia o rankeamento e classificação dos produtos de acordo com o número de vendas dentro da plataforma. Se você não conhece o termo ou se ainda não sabia a influência dele em sua conta do Merch by Amazon, espero que esse post deixe claro para você como vendedor como exatamente funciona o Best Sellers Rank e como é usado pelos algoritmos da Amazon para classificar seus produtos. Tenho certeza que vai te ajudar a posicionar bem melhor as suas camisetas dentro do imenso catálogo da Amazon e, é claro, vender mais!

Pra começar, o BSR pode ser encontrado lá embaixo da página do produtos, dentro da seção de detalhes:

Ele é uma sequência de números, que representa uma lista crescente. Isso significa que, QUANTO MENOR o número, mais vendas tem o item. E QUANTO MAIOR o número BSR, menos vendas esse produto tem. Portanto, se quiser saber se sua camiseta vende bem ou se vende mais do que outra, basta comparar o BSR dela com outra do catálogo e ver qual é o menor. Existem várias métricas que a Amazon usa pra rankear seus produtos, e é legal saber do seguinte:

  • O ranking de vendas não é unificado dentro da Amazon, e cada categoria principal tem uma lista diferente de best-sellers.
  • Esse ranking também não é unificado em relação à localização, o que significa que uma camiseta com o ranking de vendas de 5000 nos EUA não terá o mesmo BSR no Reino Unido ou Canadá, por exemplo.
  • A Amazon atualiza o ranking de vendas a cada hora.

E todo o sistema de rankeamento BSR da Amazon é bem simples:

  • Cada venda que você faz conta como ponto no sistema de rankeamento.
  • A cada dia essa pontuação pode subir ou descer, baseada nas vendas que você faz durante o período.
  • Os produtos de dada categoria são classificados baseado em suas vendas diárias.

No entanto, como tudo da Amazon, são os detalhes que contam. Entender corretamente alguns dos pontos chave abaixo podem ser vitais para seu sucesso na plataforma. Vamos começar com 5 coisas que você precisa saber sobre BSR e como você pode se aproveitar delas para extrair o máximo do Merch by Amazon.

1. O Sales Rank é Relativo

Seus produtos não existem num vácuo, isolados. Assim como a classificação de sua camiseta, hoodie ou popsocket sobe em sua respectiva categoria, ela desloca a posição de outros produtos. Infelizmente, o mesmo pode ser dito para quando seus competidores estão vendendo mais do que você. Sabendo disso, direcionar tráfego para suas camisetas pode ser uma das melhores coisas que você pode fazer para se manter à frente da competição. Use redes sociais, Pinterest, Reddit, Facebook, Instagram… Faça por onde.

Para efeitos de pesquisa e referência, camisetas que VENDEM BEM possuem BSR abaixo dos 100.000. Isso pode corresponder a uma média de 10 a 50 unidades por dia, dependendo da categoria. Se sua camiseta possui BSR de mais de 300.000, bem provável que venda 1 ou nenhuma unidade por dia. Basta focar em manter seu BSR sempre baixo!

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2. Reviews e Classificações NÃO são levadas em conta

Embora haja uma confusão sobre o impacto de avaliações e classificações de produtos na classificação BSR deles, esses fatores NÃO influenciam no rankeamento. No entanto, ambos têm um grande papel no quesito “decisão de compra”, por darem prova social e análises pessoais ao produto, pois isso fortalece o algoritmo de classificação. Com isso em mente, Reviews e Classificações podem levar a mais vendas e a impactos positivos nos rankings dos seus mais vendidos, porém não o estão influenciando diretamente.

3. Um aumento nas vendas NÃO NECESSARIAMENTE significa um aumento no BSR

Como eu já disse, o seu Amazon Bestsellers Rank é relativo a outros produtos em uma categoria. Isso significa que um aumento nas vendas sozinho não é suficiente para aumentar o ranking de vendas geral. Para aumentar seu BSR, seus produtos devem vender mais do que sua competição. O que isso significa é que, se houver um aumento súbito do fluxo de vendas em um nicho sazonal como “St. Patrick’s Day” ou “Natal”, por exemplo, e todo mundo naquela categoria começar a ver um aumento nas vendas, você pode não ver uma guinada repentina ou uma melhoria no BSR como estava esperando.

Se os produtos dos seus competidores têm 1 ou 2 vendas por dia e de repente começam a vender 30 unidades por dia, seu ranking vai aumentar mesmo que seu competidor tenha tido mais vendas frequentes. Ou seja, há um histórico de vendas que se sobrepõe a aumentos repentinos de vendas. Essa é só mais uma razão para que fortaleça ainda mais o direcionamento de tráfego para seus produtos.

4. É preciso menos vendas para manter o BSR do que para alcançá-lo inicialmente

Já que o rankeamento da Amazon se constrói diariamente a partir das vendas do dia anterior, você vai precisar do dobro de vendas para alcançar seu ranking de vendas desejado em comparação a mantê-lo estável. Em outras palavras, talvez você precise de dois-dígitos de vendas diárias para alcançar um ranking específico, mas só precise de 8 vendas para mantê-lo. No entanto, deve-se manter em mente que o ranking de vendas vai flutuar baseado nos outros produtos na categoria também. Se não houver vendas durante um dia, o seu ranking de vendas será cortado e voltará quando vender novamente.

5. Quanto mais recentes as vendas, maior o efeito

A fórmula do BSR da Amazon pesa as vendas por quão recente elas são, conforme mostrado acima. No entanto, a Amazon também tem algumas funcionalidades que tendem a favorecer vendas estáveis ao invés de picos de vendas por um período curto de tempo. Em outras palavras, não é recomendado trapacear o algoritmo da Amazon comprando seus próprios produtos. Qualquer efeito impulsionador repentino assim vai rapidamente desaparecer e a Amazon ainda assim vai continuar favorecendo os competidores, por terem vendas mais estáveis.

*Saiba que, embora a Amazon não compartilhe explicitamente os detalhes exatos sobre como a classificação de vendas é calculada, as informações acima são coletadas por meio de uma pesquisa detalhada e são consideradas um padrão do setor quando se trata de entender como a BSR funciona.

Fechando

Muita gente acha pouco confiável e difícil de entender o algoritmo de ranking de vendas da Amazon. Infelizmente essa ainda é a melhor maneira de saber se um nicho vale o esforço ou mesmo estimar o número de vendas de um competidor, já que a Amazon não compartilha dados com os usuários. De qualquer forma, analisar o BSR é uma excelente forma de se manter dentro da competição e tomar decisões mais precisas quando o assunto é vender mais.

Se quiser ir além e aprofundar sua pesquisa, existe uma ferramenta que auxilia na pesquisa de nichos, BSR, análise de tendências e concorrentes, que se chama Merch Informer. A maioria dos vendedores no Merch by Amazon a utilizam, e pode ser uma boa se quiser tentar. Eu consegui 20% de desconto para os leitores do blog, basta clicar nesse link e se cadastrar.

Quais são suas dúvidas sobre BSR? Você o utiliza diariamente em suas pesquisas? Deixe seu comentário abaixo!

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