Otimização de Palavras-Chave

Estudo de Caso: Otimização de Palavras-Chave

Você usa palavras-chave em seus títulos do Merch by Amazon? Domina Keywords? Talvez você as use apenas nas descrições, ou talvez no nome da marca também, mas não sabe ao certo o motivo e nem sabe de que jeito. Provavelmente você já ouviu pessoas lhe dizendo onde e como incluir as palavras-chave em suas estampas, mas fato é que você ainda não domina isso muito bem. Estou certo?

Cada pessoa parece ter encontrado seu próprio jeito de fazer as descrições e inserção de palavras-chave no Merch. Existe muito processo envolvendo tentativa e erro, e todos têm sua maneira específica de fazê-lo. Como não existe um caminho único, ao que parece, o que venho fazendo vem dando retorno, e é exatamente disso que esse post fala: de uma possibilidade de otimização das palavras-chave com base em testes, tentativa e erro, e eu ficaria grato em iniciar uma discussão nesse sentido, para aprofundarmos as ideias e otimizarmos ainda mais nossas listagens de estampas.

Vindo de uma experiência com marketing afiliado e rankeamento de SEO para palavras-chave no Google, sei um pouco sobre como funcionam os mecanismos de busca. É por isso que decidi juntar aqui um estudo de caso sobre como as palavras-chave realmente afetam a classificação de uma camiseta no Merch by Amazon.

Preparando o Estudo de Caso

Para definir todo esse estudo de caso, foram necessárias algumas coisas. A primeira foi encontrar um nicho que não tivesse muitos resultados. Queríamos encontrar um nicho que não tivesse muitas vendas porque as vendas influenciam muito nos rankings. Para esse tutorial, nós utilizamos o Merch Informer, uma ferramenta paga, porém super útil para fazer pesquisas de nicho na Amazon (ele tem uma versão gratuita de testes, recomendo muito).

A frase que encontramos foi “keep calm and pretend its on the lesson plan” (Mantenha a calma e finja que foi planejado).

Busca no Merch Informer
Tela de resultados do Merch Informer

Como você pode ver na imagem acima, há apenas 1 camiseta vendendo de forma decente aqui – 14 unidades mensais (veja o campo Estimated Monthly Sales – Vendas Mensais Estimadas) e o restante tem um BSR (Best Seller Rank) bastante alto, indicativo de vendas mais fracas. Se quiser recordar como funciona o BSR, leia este post.

Uma vez que o nicho e a frase foram selecionados, precisamos criar um design. Quando você olha as camisetas neste exato nicho, você vê esse resultado:

Lista de Pesquisa Amazon
Catálogo da Amazon com resultados semelhantes

As estampas resultantes dessas buscas são razoáveis, nada muito criativo nem muito bom. Nada “diferente”, só encontramos mais do mesmo. Digo sempre que, pra ter sucesso, você precisa ter o melhor design no nicho, e é isso que devemos fazer.

Após repensar e retrabalhar a estampa de uma forma mais decente e amigável, tivemos esse resultado:

Camiseta Keep Calm Retrabalhada

Consegue ver como essa camiseta parece 100% diferente dos outros designs? Ela não é um copycat (plágio) e nem será banida por ser uma cópia, pois foi concebida com novas formas e uma nova abordagem, porém com o mesmo conteúdo e nicho. Esse é claramente um design melhor que estará disponível no nicho e se destacará nos resultados de pesquisa da Amazon quando as pessoas estiverem buscando. É exatamente isso que queremos para obter: vendas! (embora nós estejamos olhando para rankings orgânicos quando as camisetas forem publicadas para o propósito deste estudo de caso).

Então, agora que nós temos o nicho, a frase e o design, a última coisa a fazer é criar um plano sobre como vamos publicar a estampa na Amazon.

3 Listagens da Mesma Camiseta

Para testar as variações de descrições, optei por enviar a mesma camiseta 3 vezes, sendo que cada upload será otimizado de forma um pouco diferente uma da outra.

UPLOAD 1: Para o primeiro upload, somente o título conterá a frase “keep calm and pretend its on the lesson plan” (mantenha a calma e finja que foi planejado). Haverá um nome de marca aleatório usado e nenhuma tag ou descrição inserida.

UPLOAD 2: Para o segundo upload, usaremos o mesmo título que fizemos no Upload 1, mas desta vez incluiremos a frase “keep calm…” na marca também. Nenhuma tag ou descrição serão usados.

UPLOAD 3: Para o upload final, usaremos o mesmo título que fizemos nos dois uploads anteriores, bem como o nome da marca do Upload 2. Também incluiremos a frase “keep calm and pretend its on the lesson plan” nos bullet points (que são os campos de descrição). Como a descrição não parece ser usada em classificações orgânicas da Amazon, ignoraremos a descrição de todos os três uploads.

Tudo pronto, temos um plano. Vamos colocá-lo em ação e dar uma olhada em onde todos essas estampas se posicionarão em classificações orgânicas simplesmente otimizando a listagem cada vez que fizermos o upload.

Upload 1:

Teste Palavras-Chave Camiseta
Listagem com palavras-chave só no título

Upload 2:

Teste Palavras-Chave Camiseta
Listagem com palavras-chave no título e marca

Upload 3:

Teste Palavras-Chave Camiseta
Listagem completa, com palavras-chave em todos os lugares disponíveis

Resultados

As camisetas ficaram ao vivo em cerca de 30 minutos após o envio. Como as camisetas não são indexadas automaticamente por suas palavras-chave, decidimos esperar até a manhã seguinte para verificar os resultados e ver o que aconteceu com os rankings.

Os resultados exibidos foram exatamente como os que venho ensinando as pessoas a fazerem suas palavras-chave:

Resultados camisetas
Camisetas na ordem em que apareceram

CAMISETA 1: Esta foi a camisa mais otimizada do grupo (UPLOAD 3). Tinha a frase que estávamos tentando classificar no título, no nome da marca e nos campos de descrição otimizados. Isso prova que o preenchimento de palavras-chave em todos os campos é crucial para o rankeamento. Não apenas preenchê-los, mas certificando-se de conter a palavra-chave, frase ou tag que você deseja classificar.

CAMISETA 2: Esta camiseta tinha a palavra-chave no título e na marca (UPLOAD 2). Embora não tenha sido tão bom quanto a camiseta mais otimizada, mostra que o nome da marca tem influência sobre os rankings iniciais.

CAMISETA 3: Esta camiseta só tinha a palavra-chave no título (UPLOAD 1), sem bullet points (descrições) e sem palavra-chave ou frase no nome da marca. Esse resultado não é otimizado. Ele mostra que, se você não tiver tempo para encontrar as palavras-chave corretas e otimizar suas listagens, começará a travar uma batalha difícil para ter seus produtos encontrados no imenso catálogo da Amazon.

Finalizando

Esse teste praticamente encerra este estudo de caso com a prova de que você deveria estar aproveitando seu tempo para otimizar corretamente suas listagens. É claro que você pode lançar suas camisetas colocando apenas um bom título nelas, mas lembre-se que será automaticamente colocado em desvantagem em relação a um produto que tenha uma descrição pensada e bem trabalhada. O objetivo aqui é se posicionar o mais alto possível nos resultados de busca quando você entra no catálogo, para conseguir alavancar uma venda. Depois de conseguir sua primeira venda, isso impulsionará o produto ainda mais para maior visibilidade, pois vai aumentar seu BSR (Best Seller Rank).

Resumindo: otimize suas listagens!

Se você gostaria de aprender um pouco mais sobre como classificar suas estampas e aproveitar nichos de mercado, dê uma lida nesse artigo que preparamos. Teste bastante, crie variações e veja suas vendas aumentarem. Boa sorte!

Fonte: Merch Informer

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