2500 camisetas vendidas na Amazon em Dezembro: conheçam Nuno Saavedra

Você já alcançou algum resultado no Merch by Amazon? Está conseguindo vender bem? Já subiu de tier? Ou ainda nem conseguiu seu convite? Independente da sua situação, uma coisa é certa: quando alguém vende mais de 2500 camisetas só em Dezembro (2019), vale a pena parar para ouvir o que ele tem a dizer!

No post de hoje eu bati um papo com o Nuno Saavedra, designer português que vende seus designs no Merch by Amazon desde 2018. Nuno é bem experiente no assunto: mesmo tendo começado há pouco tempo, ele já está no Tier 10.000 e possui uma evolução incrível dentro da plataforma, alcançando resultados excelentes em Dezembro de 2019:

Aproveitamos para gravar nosso bate-papo informal numa live, contando um pouco da trajetória do designer, como é a sua rotina no Merch by Amazon, além de um monte de detalhes sobre o dia-a-dia de alguém que vende bem nessa e em outras plataformas. Como toda dica é bem vinda, espero que nossa conversa seja útil para quem a assistir e ajude a motivá-lo durante sua caminhada!

O video completo com a entrevista na íntegra você consegue acessar logo abaixo, ao final do post, ou direto no Youtube.

1) Você já é um vendedor consolidado no Merch by Amazon, e seus números para dezembro são surpreendentes. Há quanto tempo está no Merch by Amazon? Qual tier? Conte mais!

Inscrevi-me no Merch by Amazon (MBA) em Abril de 2018, mas inicialmente não dediquei muito tempo a ele, uma vez que trabalhava em uma empresa em full time e o MBA era algo que não sabia se iria dar certo. Sinceramente eu me tinha desligado um pouco do MBA até que um dia abri o dashboard, tinha vendido algumas estampas e estava já no Tier 25. Logo pensei que isso era um sinal para avançar com força na plataforma. Comecei a apostar forte a partir de Setembro de 2018, quando saí da empresa onde trabalhava e estou muito contente com esta decisão! Neste momento estou no Tier 10.000.

2) E sobre seu background na área? Qual sua formação?

A minha área de formação é o design gráfico. Sou designer há uns 15 anos, o que no MBA ajuda bastante para entender e aplicar o tipo de design consoante cada nicho trabalhamos. Nos últimos anos também aprofundei o estudo de SEO (Search Engine Optimization) que é importante para a pesquisa e entendimento de Keywords das listagens das estampas.

3) Sendo de Portugal, como é o cenário de impressão sob demanda em sua terra? Através de quais plataformas você vende atualmente?

O mercado Português é bastante pequeno e a impressão sob demanda está dando os primeiros passos, no entanto penso que a breve prazo poderão aparecer boas oportunidades, que juntamente com outros mercados farão um “bolo” cada vez maior.

4) Como foram suas vendas em 2019? Teve uma boa evolução?

As vendas em 2019 foram óptimas. Notei uma boa evolução à medida que vou entendendo melhor a plataforma. Subir de TIER é essencial para termos a possibilidade de colocar mais estampas no MBA, o que aumenta a nossa probabilidade de vendas. Dezembro foi o melhor mês e Julho, surpreendentemente, foi o 2º melhor. Sinceramente nunca tinha pensado em atingir este patamar.

5) Você é aluno do curso Merch Turbo. Como ele te ajudou e qual a relevância dele para sua evolução na plataforma do Merch by Amazon?

O Merch Turbo veio de facto ajudar-me, com sua técnica, a colocar de forma rápida centenas ou milhares de estampas diárias. Fazer uploads de estampas manualmente pode ser cansativo e demorado (embora eu tenha o contributo precioso da minha esposa fazendo esse trabalho), quando você tem a possibilidade colocar milhares de uploads diários e o Merch Turbo veio ajudar a resolver esse problema. Agora posso fazer uploads em massa, o que é muito mais rápido e produtivo!

6) Se pudesse recomeçar no Merch do zero, conhecendo todas as dificuldades que já percorreu, que conselhos daria para quem está iniciando agora?

Em primeiro lugar, o conselho que dou é focarem as suas forças todas neste objectivo de vender suas estampas. Manter o foco e o entusiasmo é essencial. Para isso, você pode assistir a um monte de videos no Youtube sobre o Merch, assim como blogs, grupos de Facebook, etc. Foi assim também que comecei; vi imensos videos (e ainda vejo!) sobre o MBA, desde SEO – como fazer uma listing com keywords, pesquisa de nicho, design e muito mais. Tem muita informação online e gratuita. Para começar você só precisa disso: motivação, estudo e colocar em prática aquilo que aprende.

Confira na íntegra o bate-papo que tivemos:


Espero que tenha gostado desse post! Que tal sugerir o próximo candidato à entrevista? Que tal você?

2 comentários em “2500 camisetas vendidas na Amazon em Dezembro: conheçam Nuno Saavedra”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *