fbpx
Plágio no Merch

Plágio no Merch: 5 maneiras de descobrir quem está roubando seu trabalho

Isso acontece com frequência, infelizmente: você passa horas criando uma estampa mega trabalhada, conceito incrível, baseado em nichos que estão indo muito bem na Amazon. Seu design é impecável, original e está pronto para vender. Você envia suas camisetas para plataforma, espera vendas e… quase que de imediato, surge um plágio, uma cópia descarada da sua estampa!

Os famosos copycats (tradução do inglês para cópias baratas, imitação, plágios, piratas) na maioria das vezes copiam seu design pixel por pixel (cópias idênticas, roubadas). Outras vezes, usam partes do que você criou e alteram pequenas coisas na estampa, para justificar que a estampa deles é diferente da sua e possivelmente esquivar de avisos de infração de copyright.

Você poderia gastar muito tempo na Amazon procurando por eles, mas na verdade há uma maneira muito mais fácil de achar esses ladrões com mecanismos de busca reversa de imagem. Esses aplicativos não só podem ser usados para proteger sua propriedade intelectual e ir atrás de imitadores, como também são extremamente úteis para examinar elementos de design que os designers usam. Vamos lá!

Quais são os mecanismos de busca reversa de imagem?

Simplificando, são mecanismos de pesquisa que não operam em palavras-chave para encontrar imagens. Ao invés de digitar uma palavra-chave, você envia uma imagem e o mecanismo de pesquisa retorna resultados com imagens semelhantes ou iguais àquelas inseridas.

Estes mecanismos não são usados frequentemente porque muitas pessoas nem sabem que existem. Empreendedores de camisetas que somos, precisamos deles e são muito valiosos para o nosso caso. Bora revisar alguns dos melhores para usar!

Top 5 melhores motores de busca reversa de imagem


1) Pesquisa de imagens do Google

O Google fornece a maior e, provavelmente, uma das melhores pesquisas de imagens reversas por aí. Em meados de 2011 eles introduziram sua busca reversa e desde então tem sido um dos buscadores mais precisos. Com alguns dos serviços que listaremos, ou você precisará inserir a URL da imagem ou carregá-la para ver os resultados. Com o Google, o processo é incrivelmente simples e você não será obrigado a fazer nada disso.

Basta encontrar a camiseta com a estampa que você deseja pesquisar, clicar com o botão direito nela e em seguida, clicar em “Procurar imagem no Google”. Isso funciona melhor no navegador Chrome.

Este serviço é 100% gratuito e não há limite de tamanho, tipo de arquivo e, até o momento, é um dos mais precisos, devido à quantidade de imagens que podem ser encontradas no Google Imagens.

Lembre-se de que é melhor fazer isso num computador desktop, pois a pesquisa reversa de imagens não funciona tão bem no celular.

2) TinEye

O TinEye é um serviço antigo, mas que funciona bem. Ele têm quase 14 bilhões de imagens indexadas e afirma ser o primeiro site a usar a tecnologia de identificação de imagens, que é no que todos os mecanismos de pesquisa reversa são baseados. Este é um serviço que eu me lembro de usar há 10 anos atrás, então dá pra ver que já foram bastante experimentados e testados.

Com esse serviço, você precisará fazer o upload de uma imagem de seu PC ou fornecer a URL para que a ferramenta procure imagens semelhantes em seu banco de dados. Você pode usar JPEG, GIF ou PNGs, mas certifique-se de que sua imagem não seja superior a 20 MB, pois esse é o limite de TinEye.

Tenha em mente que o TinEye irá enxergar a imagem como um todo e não determinados objetos na imagem que você carregou. Sabendo disso, podemos usar o TinEye para ir atrás de cópias “pixel por pixel” e pessoas que roubaram suas imagens sem fazer nenhuma alteração.

Existe uma versão gratuita e uma versão paga. Sugiro que todos usem a versão gratuita porque você terá 150 pesquisas por semana e também há extensões de navegador para Firefox, Chrome e Safari, o que tornará sua pesquisa muito mais fácil.

3) Correspondência de Imagens do Bing

Parece estranho mencionar o Bing aqui, mas ele ainda é útil. Em 2014, a Microsoft lançou uma ferramenta de imagem reversa chamada Bing Image Match. Isso funciona de maneira semelhante a muitos outros serviços disponíveis, nos quais é possível fornecer um hiperlink de uma imagem existente ou carregar uma imagem, e o Bing recuperará os resultados que melhor correspondam a essa imagem.

Tenho usado de vez em quando, mas acho que o Google e até mesmo TinEye resolvem melhor.

Existe um aplicativo para iOS que tem o Bing Image Match que alguns podem achar útil. Você tira uma foto com seu celular e o aplicativo encontra imagens semelhantes na web!

4) Karma Decay

Eu não falei muito sobre o Reddit aqui, mas se alguém estiver familiarizado com esse fórum gigantesco, pode ser uma fonte incrível para pesquisa! Se você fizer certo, você pode postar uma camisa e vender 100 delas nas próximas horas (mas isso é um artigo para outra hora).

O Karma Decay é um mecanismo de busca reversa apenas para o Reddit. Isso te ajuda a descobrir se algum conteúdo que você quer postar já está no Reddit. Os integrantes do Reddit não gostam de ver o mesmo conteúdo repetidamente, então isso é perfeito para ver se a imagem que você pode estar pensando em divulgar já foi exibida ou não para esse público.

5) Ferramenta de pesquisa visual do Pinterest

Este é um dos meus favoritos na lista. A ferramenta de pesquisa visual do Pinterest não só é incrivelmente avançada para a tecnologia de imagem reversa como também é super útil para o que fazemos com o Merch. O recurso permite pesquisar imagens visualmente semelhantes que já estão “pinadas” (salvas) no Pinterest.

Até agora, você deve ter notado que os outros mecanismos de pesquisa reversa nessa lista permitiram apenas que você inserisse uma imagem completa e ver se achava algo parecido na internet. Com a Ferramenta de pesquisa visual do Pinterest, você pode ampliar uma parte específica da imagem e pesquisar apenas por essa parte! Isso permite que você verifique cada pedaço de uma imagem que alguém pode ter roubado de você ou do seu designer, se elas também estiverem no Pinterest.

Como somos defensores da divulgação de suas camisetas dentro do Pinterest, essa ferramenta anda de mãos dadas para manter sua propriedade intelectual protegida e sua conta do Merch segura.

Note que para poder usar este recurso você precisa ter uma conta no Pinterest e “pinar” uma imagem em um “Board” (salvar numa coleção).

Plugins recomendados

Todo mundo adora um plugin pra agilizar. Aqui estão apenas alguns pra começar:

No universo Mobile

Google Lens: aplicativo do Google que permite upar imagens pro Google fazer a busca. Roda macio e muito rápido, ótimo para qualquer usuário do Android.

Bing App: você precisará estar baseado nos EUA, mas, se estiver, confira o aplicativo da Microsoft, que é excelente em dispositivos móveis, e permite que você faça pesquisas de imagens reversas com facilidade. Ele é para os usuários do iOS.

Veracity App: Não existem muitos aplicativos de imagem reversa e é especialmente difícil encontrar um para o iPhone. O Veracity é um aplicativo gratuito no qual você pode escolher uma imagem da sua biblioteca de fotos. Depois de selecionar a imagem, toque nela e você verá todas as imagens semelhantes. Bem simples de usar.

Finalizando

A ideia geral é focar em seu negócio e mantê-lo a salvo de oportunistas e ladrões. É bom verificar copycats de vez em quando e se certificar de que o novo designer que você contratou está sendo realmente honesto, te entregando material original.

Se você encontrar alguém plagiando suas estampas ou infringindo seus direitos autorais vendendo material que é de sua autoria, nesse link aqui você resolve direto com a Amazon através do formulário de Report Infringement (Reportar Infração). O procedimento é bem simples, e em breve explicamos em um post o passo a passo.

Conhece algum outro recurso pra turbinar seu Merch? Conta pra gente aqui nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *