Nichos sazonais: como encontrar, classificar e gerenciar suas estampas

Se você souber o que está procurando, nichos sazonais podem ser uma grande fábrica de dinheiro quando se trata de listar suas estampas no Merch by Amazon.

Se eu disser a palavra “nicho sazonal” para você, qual é a primeira coisa que vem à mente? Para a maioria, seriam os principais feriados do ano: Natal, Ação de Graças, Páscoa, Dia dos Pais, Mães, e assim por diante. Provavelmente todas as pessoas que vendem no Merch by Amazon vão enviar uma ou mais estampas para essas categorias. Datas-chave comuns como essa são nichos sempre cheios. A palavra “saturada” não seria um termo exato para cá (porque sempre há espaço para inovação!), mas fato é que, quanto mais gente dentro de nichos comuns, maior a dificuldade de vender nesses segmentos. De qualquer forma, se você tem slots disponíveis, não deixe de enviar designs para atender esse público.

Fato é que, para expandir suas possibilidades e diversificar seus nichos de atuação, é preciso pensar que há algo além que constitui um nicho sazonal potencial, e que pode não vir à mente imediatamente. Quando for pesquisar nichos, pense fora da caixa. Feriados que não são típicos, como o “Dia do Pi” (isso mesmo, um feriado para a letra grega “π”) ou o “Dia da Marmota” (esses são feriados americanos) acontecem apenas um dia do ano, e isso faz com que eles sejam muito sazonais – e bem específicos. Se fizer esforço, é possível ir muito além de datas comemorativas: segmentos esportivos que pouca gente participa (bocha? dardos? arremesso de anão?); eventos astronômicos que acontecem uma vez ao ano (passagem de um cometa? Eclipse? Lua de sangue?); profissões específicas (limpador de tubo de ensaio? gerente de usina nuclear?). A lista é infinita se você começar a fuçar e a correlacionar características.

DICA PRO: Uns dos meus designs de nichos sazonais mais vendidos estão relacionados a atividades que têm TEMPORADAS, sazonalidade, repetição dentro de um período de tempo. Por exemplo, pense em temporadas de caça ou temporadas de colheita, e na quantidade de pessoas que se interessam por isso todos os anos.

Você deve fazer upload de desenhos sazonais?

Há quem diga que basta investir em designs evergreen (projetos que vão vender durante todo o ano, “sempre verdes”, em uma tradução literal), e esquecer as tendências, ou nichos sazonais. Na maioria das vezes, concordo. No entanto, se você está ignorando completamente os tópicos sazonais ou de tendências, você está deixando de ganhar dinheiro.

Criar pensando em nichos sazonais nos permite:

  • Alto volume de vendas: existe demanda, logo existem compradores.
  • Nível de conta: ajudam a subir de tier e liberar slots.
  • Mais Comentários e Avaliações: por causa do alto volume de vendas, mais gente compra e mais gente deixa review.
  • Experimentar preços: com mais nichos diferentes, é possível testar preços para vencer concorrentes.

Pontos negativos seriam que suas estampas não serão vendidas na maioria do ano (por serem sazonais) e que esses mesmos designs ocupam espaço em seus slots. Pode ser um problema para quem está em tiers menores, mas nem tanto para quem já ultrapassou a barreira dos 500. Ambos os negativos podem ser trabalhados, então vamos entrar nessa!

Como usar corretamente os Nichos Sazonais

A maior queixa que ouço de novos vendedores do Merch é que eles só têm de 10 a 25 slots disponíveis e, por conta dessa falta de espaço, não conseguem criar para atender nichos tão específicos assim. Fato é que isso pode ser usado a seu favor, e até para fazê-lo subir de tier. Encontrar um nicho sazonal te permite fazer um monte de vendas em um curto período de tempo. O que você precisa fazer é encontrar o momento exato de fazer o upload de seus projetos, para pegar com antecedência as temporadas de vendas dos segmentos que desejar.

No Merch by Amazon existe uma regra que permite uma estampa ficar 180 dias no ar sem vendas. Se nesse período ela não vender, ela é removida. Caso venda, continua disponível no catálogo. Bastaria então garantir que os designs que enviamos sejam vendidos dentro desse período e com antecedência, para que fiquem bem ranqueados na temporada de vendas ideal, tomando o cuidado para que esses designs não ocupem o lugar (slots) de estampas que vendem o ano inteiro (estampas “evergreen“). Por experiência, estampas enviadas cerca de 50 a 35 dias antes de uma data específica tiveram resultados legais nos testes. Lembre-se sempre de trabalhar na otimização de suas keywords (palavras-chave), pois as pessoas começam a comprar cerca de um mês antes do início da temporada ou feriado específico. E os americanos são bem mais organizados que brasileiros, nesse quesito, pelo menos do meu ponto de vista.

Assim que essa data específica acabar e tiver passado, você vai precisar liberar esses slots pra dar lugar a novas estampas que vendam o ano inteiro. Isso pode se tornar um aborrecimento enorme se você está nos tiers iniciais, e por isso eu não recomendo que você siga essa técnica se não estiver em tiers mais altos. Pra liberar espaço o mais rápido possível, o ideal mesmo para quem começa é seguir a Técnica dos 10 conforme explico nesse post.

Lembre que estampas que contemplem temas evergreen devem ser seu foco principal se quiser um negócio de longo prazo, ao invés de perseguir tendências. Esse método é uma das possibilidades para que veja que existem compradores aonde não se espera.

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Reviews

As avaliações dos produtos contam muito no rankeamento delas dentro da Amazon. Quase todos as minhas estampas best-sellers relacionadas a nichos sazonais na Amazon estão cheias de reviews. Não apenas 1 ou 2 comentários, mas dezenas deles com 5 estrelas, dizendo como o produto é incrível e tal. Isso é um fator positivo no BSR (Best Seller Rank) de sua estampa, e se você tivesse que deletar esse design pra dar lugar a outro, você perderia todas as avaliações e, no próximo ano, durante a mesma temporada, estaria preso competindo com outras 1000 pessoas no mesmo nicho, porém com uma pontuação menor. Então, faça o possível para manter online estampas bem avaliadas, e nunca as delete. As reviews são o sangue do Merch by Amazon e algo que muitos vendedores nem prestam atenção. Se sua camiseta tem boas avaliações orgânicas, seu produto vai vender por um bom tempo.

Uma boa alternativa ao Merch no quesito “espaço para estampas” seriam outras plataformas como Teespring, Redbubble, Teepublic, que não possuem limitação inicial de estampas e te permitem vender o tempo todo sem empecilhos.

Exemplos de nicho sazonais

Uma breve explicação de como seria uma pesquisa de nicho sazonal, usando a ferramenta Merch Informer como suporte:

Nicho: Ano Novo Chinês

O Ano Novo Chinês não é um único dia, como você pode estar pensando, mas um evento de algumas semanas. E ele movimenta um grande mercado além dos “chineses que moram nos EUA”. Muita gente celebra o feriado nessa época, e esse é um bom exemplo de nicho sazonal que vale a pena criar estampas.

Ao pesquisar na ferramenta de palavras relacionadas do Merch Informer, temos uma série de keywords relevantes que situam os temas relacionados (nos ajudariam na descrição, por exemplo), e logo mais abaixo temos o gráfico de tendências do Google Trends, que mostra os picos de volume de busca desse nicho durante o ano. Claramente, se vê que o começo do ano é o pico, e que em torno de 30 dias antes começam as pesquisas desse termo.

Envie estampas criativas que abordem o assunto “Chinese New Year” no timing exato e você verá vendas surpreendentes em poucas semanas.

100 dias de Escola

Uma data celebrada entre os americanos, mas não tanto aqui no Brasil. Não é uma tendência de férias, mas algo que acontece a cada ano, e um bom exemplo de nicho sazonal. Todas as crianças que estão indo para a escola acabam cruzando seus primeiros 100 dias letivos e essa marca é celebrada por alunos e professores, sendo que esse nicho – Professores – é um alvo perfeito para a ocasião. Seus designs vão vender em torno de um mês antes da data, então pesquise bastante sobre o início do ano letivo americano.

Uma das coisas engraçadas que notei é que muitos nichos sazonais continuam recebendo vendas após o término da temporada, mesmo já tendo passado a data. Será que estão se preparando com tanta antecedência assim? Vai entender.

Cogumelos Morel

Este é um exemplo de algo que eu estava falando no início deste artigo. Ao pensar na sazonalidade, pense em coisas que realmente têm temporadas, como caçar cogumelos. O exemplo pode soar estranho pra quem vive no Brasil, mas uma pesquisa nos costumes americanos te dá fundamentação pra entender isso. Dá pra ver na ferramenta de palavras-chave do Merch Informer que esse nicho tem estações muito pronunciadas, temporadas definidas. Você pode usar esses gráficos para cronometrar seus envios e programar seu calendário para atender esses eventos a tempo. Parece que o gráfico atinge o pico no final de abril até o início de maio, por isso, se eu estivesse enviando essas camisetas, provavelmente o faria no final de março.

Dia do Pi (π)

O Dia do Pi é interessante. As pessoas que realmente gostam de matemática adoram esse tipo de camiseta, e mais ainda porque a data dela – 3/14 (14 de março no Brasil) – faz um trocadilho com o número Pi (que é 3,141592…). Essa combinação criativa é atraente para um determinado grupo de pessoas, por expor um gosto pessoal (“adoro matemática) e por poder ser usada o ano inteiro (embora tenha uma data específica, quem gosta de “números” a usaria mais vezes ao ano). Esse aspecto ressalta que o que você pode considerar um nicho sazonal pode ter aspectos de nicho permanente, evergreen. Camisetas assim venderiam o ano todo, então envie a qualquer hora.

Concluindo

Nichos sazonais valem 100% do seu tempo, mas eles exigem um pouco de esforço para serem aproveitados corretamente. Você pôde ver que é preciso criatividade e pesquisa para encontrá-los, mas pode ter certeza que “para cada pé existe um sapato”. Existem compradores para coisas que você sequer imaginou (tal como o nicho de “cogumelos morel”), e é aí que mora o segredo.

Ao invés de enviar estampas para um nicho sazonal e, em seguida, reclamar sobre a concorrência e não fazer vendas, aproveite o tempo para sentar-se, pesquisar e analisar a fundo o nicho e a hora exata em que você deve entrar no mercado. Faça sua parte criando estampas diferentes, que se destaquem na multidão de camisetas que é a Amazon. Seu produto deve brilhar acima da concorrência, independentemente de tráfego pago ou orgânico. Faça o melhor que puder para aproveitar as diferentes possibilidades para que suas camisas de nicho sazonais possam permanecer na Amazon e manter todas as avaliações que você obteve de seu trabalho duro.

Crie uma rotina, trabalhe duro e pesquise bastante, e você verá suas vendas decolarem!

2 comentários em “Nichos sazonais: como encontrar, classificar e gerenciar suas estampas”

  1. João Felipe Ferst

    Obrigado Rafael, por passar essa experiência! Vou começar a me dedicar um pouco mais nos nichos sazonais. Tinha perdido as esperanças devido a alta concorrência. Preciso me concentrar nas pesquisas. Obrigado!

    1. Valeu, João! Eu diria que esses nichos são sempre promissores e expandem os horizontes criativos quando você achar que sua pesquisa não está te dando direcionamento. Sempre que encontrar um tema, pense nas variações que ele possibilita, cruzando-o com novos nichos.

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